Disk: 41 3040.9100|
Chopp Escuro, diferente do Chopp Claro, pode ser encontrado com tons caramelo, preto e marrom. A tonalidade do Chopp Escuro não é a única característica que o difere de outros tipos de chopp. Seu gosto possui aromas e sabores variados, e é muito marcante por ter um tom doce e amargo mais equilibrado.
Em sua composição se encontra o malte torrado, que define o tom de cor do chopp e algumas empresas do setor também apostam no xarope de açúcar ou caramelo em sua produção. Depois do Chopp Pilsen, esse é o segundo tipo de chopp mais consumido pelos brasileiros, sendo uma ótima opção para ser servidos em eventos e reuniões especiais.
Você sabe dizer qual a diferença entre chopp e cervejas? Bem, a lógica de produção dessas duas bebidas é a mesma. A diferença mais marcante entre chopp e cervejas, é que a cerveja passa por um processo de pasteurização e o chopp não.
A pasteurização é um processo de esterilização, que extermina microrganismos que podem ser nocivos. Isso faz com que as cervejas garantam um prazo de validade maior, geralmente de até 6 meses. Já o chopp possui prazo de validade menor, tendo que ser consumido em até no máximo 15 dias. O chopp também precisa ser armazenado em barris pressurizados com gás carbônico, pois isso faz com que tenha uma fermentação maior, e consequentemente, mais espuma.
Outra diferença muito importante é que o chopp é capaz de produzir uma espuma mais cremosa e densa do que a da cerveja, que produz uma espuma mais fina por ser engarrafada. Há pessoas que dizem que o teor alcoólico do chopp é maior, mas ambos possuem a mesma quantidade de álcool.
Uma das principais diferenças do Chopp Escuro em comparação com outros tipos, é que sua textura é mais cremosa. O malte mais torrado em sua composição faz com que seja possível apresentar diferentes notas, como as de chocolate e café. Por essas características, o Chopp Escuro é uma bebida mais complexa do que o Chopp Claro, que se assemelha a cervejas tradicionais.
Não é só o malte torrado que fica encarregado da tonalidade da bebida. Algumas cervejarias utilizam o xarope de açúcar ou o caramelo no processo de fabricação dessa bebida. Por isso, ele tende a ser mais adocicado que outras versões que contém apenas o malte torrado. Essa característica faz o Chopp Escuro ser apreciado tanto por homens quanto mulheres.
O Chopp Escuro, ao contrário do Chopp Pilsen, combina com sabores intensos e marcantes. É perfeito para acompanhar pratos como carnes e petiscos com temperos fortes. Também é uma boa aposta combinar com queijos e frios com sabores intensos e apimentados, como o Provolone, Gorgonzola, Calabresa e Pepperoni.
Pode ser servido com entradas e petiscos mais temperados, além de pratos principais condimentados, como a feijoada ou massas e molhos que levam pimenta.
Por ser mais adocicado, é também uma ótima opção para acompanhar doces e sobremesas com toques de chocolates e café, como tiramisù, tortas e mousses.